Notícias — May 28, 2012 at 2:58 pm

‘The Number Of The Beast’, do Iron Maiden, eleito melhor disco britânico dos últimos 60 anos

by

Enquete em homenagem ao jubileu da rainha apontou ainda ‘Trainspotting’ como o melhor filme.

Nada de Beatles, Rolling Stones ou Pink Floyd. O melhor disco britânico dos últimos 60 anos é “The Number Of The Beast”, do Iron Maiden, de acordo com uma enquete promovida pela rede varejista HMV no Facebook para celebrar o jubileu de diamante da Rainha Elizabeth II, que em 2012 completa 60 anos no trono. No cinema, o drama “Trainspotting”, de Danny Boyle, também surpreendeu, deixando para trás clássicos de Stanley Kubrick e Monty Python, além dos filmes de James Bond e Harry Potter.

Lançado em 1982, o primeiro disco do Iron Maiden com Bruce Dickinson como vocalista recebeu 9,18% dos votos na enquete. “The number of the beast” é um dos álbuns favoritos dos fãs de heavy metal, com clássicos como a música-título, além de “Run to the hills” e “Hallowed be thy name”.

“Ficamos surpresos e felizes por saber que ‘The number of the beast’ ficou em primeiro lugar”, disse Dickinson, “Alguns dos álbuns mais clássicos e influentes dos últimos 60 anos estavam na disputa, então isso é uma prova de que nossa leal base de fãs votou em nós.”

No cinema, Kubrick, Harry Potter e Monty Python dominam o Top 10

Em segundo lugar, outra surpresa. “Violator”, do Depeche Mode teve 6,30% dos votos, ficando a frente do primeiro colocado dos Beatles, “Sgt Pepper’s Lonely Hearts Club Band”. O quarteto de Liverpool colocou mais três discos no top 10: “Abbey Road” em quarto, “Revolver” em sexto, e o “Álbum branco” em décimo.

O Pink Floyd aparece uma vez com “Dark side of the moon”, em quinto. O álbum mais recente entre os dez favoritos é o megasucesso “21”, de Adele. “Never mind the bollocks”, o clássico dos Sex Pistols que traz a virulenta sátira “God save the queen”, ficou fora do top 20, mas o público colocou “The queen is dead”, do Smiths, em 15º lugar.

O drama sobre um grupo de viciados de Edinburgo, na Escócia, foi o vencedor na categoria cinema. O filme de 1996, que lançou as carreiras do diretor Danny Boyle e do ator Ewan McGregor ao estrelato, ficou a frente de “Monty Python e o cálice sagrado” e “Harry Potter e as relíquias da morte: Parte 2″.

Após “Trainspotting”, Boyle fez seu primeiro filme nos EUA, “Por uma vida menos ordinária”, com Cameron Diaz. O diretor ganharia o Oscar em 2009, por “Quem quer ser um milionário?”. Já McGregor se tornaria uma estrela de Hollywood, participando de filmes como “Moulin Rouge” e da nova trilogia de “Guerra na estrelas” como o jovem Obi-Wan Kenobi.

Outro filme do Monty Python, “A vida de Brian”, ficou em quarto lugar seguido por duas obras-primas de Stanley Kubrick: “Laranja mecânica” e “2011: uma odisseia no espaço”. Na última posição, uma adequada homenagem a família real, com o ganhador do Oscar “O discurso do rei”, filme que conta como George VI, pai de Elizabeth II, conseguiu superar inseguranças quando subiu inesperadamente ao trono.

Top 10 dos discos

1- Iron Maiden -The Number Of The Beast – 9,18%

2- Depeche Mode – Violator – 6,30%

3- The Beatles – Sergeant Pepper’s Lonely Hearts Club Band – 5,69%

4- The Beatles – Abbey Road – 5,67%

5- Pink Floyd – The Dark Side Of The Moon – 5,23%

6- The Beatles – Revolver – 4,01%

7- Queen – A Night At The Opera – 3,98%

8- Oasis – (What’s The Story) Morning Glory? – 3,91%

9- Adele – 21 – 3,07%

10- The Beatles – White Album – 2,60%

Top 10 dos filmes

1- “Trainspotting”

2- “Monty Python e o cálice sagrado”

3- “Harry Potter and the Deathly Hallows: Part Two”

4- “A vida de Brian”

5- “Laranja mecânica”

6- “2001: uma odisseia no espaço”

7- “Harry Potter e o prisioneiro de Azkhaban”

8- “The Italian Job”

9- “Todo mundo quase morto”

10- “O discurso do rei”

Matéria original: O Globo