Resenha, Resenha de Álbum/DVD — June 21, 2012 at 11:20 pm

Joey Ramone – Rock and roll é a resposta.

by

Nota: 08/10

Álbuns póstumos nunca me agradam, pois sempre apresentam remixes, versões demo e versões estendidas de músicas já editadas em outros discos, faixas instrumentais e outras bizarrices que já cansamos de ouvir por ai. É geralmente material que o artista não publicaria enquanto vivo e que as gravadoras sempre fazem para faturar. Não é o caso do ‘… Ya Know?’, album póstumo de Joey Ramone, que não tem remixes, ‘”extendeded versions” e nem demos, temos sim um bom disco com quinze faixas e coeso do inicio ao fim.

As sobras e arquivos de Joey Ramone pinceladas pelo irmão Mickey Leigh e com a produção de Ed Stasium (produtor que já trabalhou em vários álbuns dos Ramones) me surpreeenderam bastante, trabalharam nos arranjos do disco Joan Jett, Richie Ramone, Little Steven Van Zandt, E Street Band, membros do  Cheap Trick, The Dictators e o próprio irmão de Joey, Mickey Leigh nas guitarras.

O disco já remete aos Ramones logo no inicio com as faixas ‘Going nowhere fast’ e ‘New York City’.  Na seqüência tira um pouco o pé talvez para lembrarmos que estamos ouvindo Joey Ramone sem os Ramones com a balada ‘Waiting for that railroad’, ‘I Couldn’t sleep’ é uma amostra do rock and roll que influenciou os Ramones e o disco mantém esse clima, alternando entre canções bem “ramonicas” e o rock anos 60/70 que sempre permeou os trabalhos de Joey com os Ramones, a releitura de ‘Merry Christmas (I Don’t want to fight tonight)’ com clima de balada de baile anos 60 evidencia ainda mais isso. ‘21st Century Girl ‘ tem Joan Jett nos backing vocals, ‘There’s got to be more to Life ‘ é a minha faixa preferida, ‘Make me tremble’ é uma balada alegre que acentua bastante os vocais de Joey e para encerrar o disco outra música dos Ramones ‘Life’s a gas’ (A vida é uma conversa fiada) cujo o novo arranjo combinado com a letra deixa um clima meio triste, de despedida no ar, e reforça o lado intimista das letras do disco. Deixo a música que abre o disco, ‘Rock’n’roll is the answer’ por último, apenas por seu  título resumir todo o álbum sem delongas. Rock and roll é a resposta para o que  esperávamos do disco póstumo do Joey Ramone, ‘…Ya Know?’ é um bom disco de rock and roll.

Tracks

1. Rock ‘N Roll Is the Answer
2. Going Nowhere Fast
3. New York City
4. Waiting for That Railroad
5. I Couldn’t Sleep
6. What Did I Do to Deserve You?
7. Seven Days of Gloom
8. Eyes of Green
9. Party Line
10. Merry Christmas (I Don’t Want to Fight Tonight)
11. 21st Century Girl
12. There’s Got to Be More To Life
13. Make Me Tremble
14. Cabin Fever
15. Life’s a Gas